terça-feira, 23 de abril de 2013

Dicas preciosas para os portadores de tdah (resenha do livro tendência à distração postado no blog piletas)


Pesquisando sobre os livros do Dr. Edward Hallowell no google, encontrei a resenha do livro Tendência à Distração no blog abaixo e resolvi compartilhar aqui porque as dicas valem ouro para a gente. 

Boa leitura!


http://piletasblog.blogspot.com.br/2013/03/do-livro-tendencia-distracao-de-edward.html

Do livro Tendência à Distração, de Edward Hallowell e John J. Raley.

Uma leitura muito interessante!

 DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção).

O tratamento do DDA começa com esperança. A maior parte das pessoas que descobrem ser portadores de DDA, sejam crianças ou adultos, sofreram muita dor. A experiência emocional do DDA é preenchida com obstáculos, humilhações e auto-punição. Na ocasião em que o diagnóstico de DDA é realizado, muitas das pessoas com DDA já perderam a sua auto-confiança. Muitas consultaram-se com numerosos especialistas, não tendo encontrado ajuda verdadeira. Como conseqüência, muitos perderam sua esperança.
 Lembre-se que você tem é uma condição neuropsiquiátrica. Ela é transmitida geneticamente. É causada pela biologia, pelo modo como o seu cérebro está conectado. NÃO é uma doença da vontade, nem um fracasso moral. NÃO é causado por fraqueza de caráter, nem por falta de maturidade. A cura não será encontrada na força de vontade, nem em punição, nem em sacrifício, nem na dor. LEMBRE-SE SEMPRE DISTO. Embora tentem muito, as pessoas com DDA tem grande dificuldade em aceitar que a síndrome tem suas raízes na biologia e não na fraqueza de caráter.
O passo mais importante no começo do tratamento é o de instilar esperança mais uma vez. As pessoas com DDA podem já ter esquecido o que existe de bom sobre si mesmas. Eles devem ter perdido, há muito tempo atrás, qualquer crença sobre a possibilidade de as coisas darem certo. Estão, com freqüência, presos em um padrão rígido, teorizando sobre si próprios, suportando com razoável tolerância os desaceretos e com criatividade para manter suas cabeças fora d'água. É uma perda terrível esta de desistir da vida tão cedo.Mas muitas pessoas com DDA não conheceram outro caminho que não seja o de fracassos seguidos. Para eles, ter esperança é apenas arriscar em ser novamente derrubado.

Ainda assim, sua capacidade de ter esperança e de sonhar é imensa. Mais que a maioria das pessoas, os que têm DDA possuem imaginação visionária. Têm grandes idéias e têm grandes sonhos. Eles podem usar a menor oportunidade e imaginar que elas podem se tornar em algo revolucionário. Podem fazer de um encontro casual um grande acontecimento. Eles vivem em sonhos e necessitam de métodos de organização para dar sentido às coisas e para mantê-los nos trilhos.

Mas, como a maioria dos sonhadores, eles vacilam quando os sonhos murcham. Em geral, quando o diagnóstico de DDA é feito, esta situação de colapso já aconteceu tantas vezes, número suficiente para fazê-los receosos de ter esperança novamente. Uma criança pequena preferirá ficar em silêncio do que arriscar em ser criticada novamente. O adulto manterá sua boca fechada, em vez de arriscar estragar tudo de novo. O tratamento, então, deve começar com esperança.

Nós dividimos o tratamento de DDA em cinco áreas básicas:

1.  Diagnóstico

2. Educação

3.  Estrutura, apoio e aconselhamento

4.  Várias formas de psicoterapia.

5.  Medicação

Neste panfleto, vamos traçar alguns princípios gerais que se aplicam 
tanto a crianças como a adultos, quanto aos aspectos não medicamentosos 
do tratamento do DDA. Uma das formas de organizar o tratamento não 
medicamentoso do DDA é através de sugestões práticas ou "dicas" de 
administração dos sintomas. Cinqüenta destas dicas vêm a seguir: 
Auto-percepção (insight) e Educação

1.  Esteja seguro quanto ao diagnóstico. Tenha certeza de estar 
trabalhando com um profissional que compreenda de fato o que seja DDA e tenha excluído todas as condições relacionadas ou assemelhadas, tais como estados de ansiedade, depressão do tipo agitação, hipertiroidismo, doença maníaco-depressiva, ou desordem obssessiva-compulsiva.

2.  Eduque-se a si mesmo. Provavelmente, o único tratamento mais poderoso para o DDA seja o entendimento sobre o DDA, em primeiro lugar. Leia livros, converse com profissionais. Converse com outros adultos que tenham DDA. Você será capaz de projetar o seu próprio tratamento para adequar à sua própria versão de DDA.

3.  Aconselhamento. É útil para você ter um aconselhador (treinador), alguma pessoa próxima de você para ficar de olho em você, mas sempre com humor. O seu "aconselhador" pode ajudá-lo a ficar organizado, permanecer nas tarefas, dar-lhe o encorajamento ou lembrá-lo para voltar ao trabalho. Amigo, colega, ou terapeuta (é possível, mas arriscado para você ter aconselhamento de seu marido ou esposa), um aconselhador é alguém para "grudar" em você, para ajudar a que você conclua suas tarefas, e que lhe dê avisos, como fazem os treinadores, fique de olho em você, e geralmente, bem perto. Um aconselhador pode ser muito útil no tratamento de DDA.

4.  Encorajamento. Adultos com DDA necessitam de montões de encorajamento. Isto é devido, em parte, a que eles têm muitas dúvidas sobre si mesmos, que foram se acumulando com o passar dos anos. Mas é mais do que isso. Mais do que as pessoas comuns, o adulto com DDA murcha sem encorajamento e, com certeza, brilha como uma árvore de natal, quando o recebe. Em geral trabalharão para outra pessoa de um modo que não fazem para si próprios. Isto não é ruim, apenas é assim. Isto deve ser identificado e deve-se tirar vantagem para o tratamento.

5.  Compreenda o que DDA não é, ou seja, conflitos com a mãe, e aquela baboseira de terapias antigas.

6.  Eduque e envolva outras pessoas. Assim como é crucial para você compreender o que seja DDA, é igualmente, se não mais importante, que aqueles à sua volta também compreendam, família, colegas de trabalho e da escola, amigos. Uma vez que eles tenham captado o coceito, eles serão capazes de entendê-lo melhor e ajudá-lo também.

7.  Abandone a culpa que carrega por ter um comportamento de buscar coisas altamente estimulantes. Compreenda que você é impulsionado para obter altos estímulos. Tente selecioná-los com discernimento, em lugar de ficar "chocando" os estímulos ruins.

8. Preste atenção ao "feed-back" dado por pessoas de sua confiança. Adultos (e crianças também) com DDA são, notoriamente, maus auto-observadores. Eles usam muito do que aparenta ser rejeição.

9. Considere a possibilidade de aderir ou de formar um grupo de apoio. Muito das informações mais úteis sobre DDA ainda não achou o caminho dos livros, mas permanece guardado nas mentes das pessoas que têm DDA. Em grupos estas informações aparecem. Além dissto, os grupos são realmente úteis em oferecer o tipo de apoio que é tão desesperadamente necessitado.

10.  Tente livrar-se da negatividade que possa ter infestado seu sistema, se você viveu por muitos anos sem saber que o que você tinha era DDA. Um bom psicoterapeuta pode ajudá-lo neste sentido.

11. Não fique acorrentado às carreiras convencionais ou às formas tradicionais de competição. Dê a si mesmo a permissão para ser você mesmo. Abonde as tentativas de ser a pessoa que você sempre pensou que devia ser, o estudante modelo ou o executivo organizado, por exemplo e permita a si mesmo ser o que você é.

12. Lembre-se que você tem é uma condição neuropsiquiátrica. Ela é transmitida geneticamente. É causada pela biologia, pelo modo como o seu cérebro está conectado. NÃO é uma doença da vontade, nem um fracasso moral. NÃO é causado por fraqueza de caráter, nem por falta de maturidade. A cura não será encontrada na força de vontade, nem em punição, nem em sacrifício, nem na dor. LEMBRE-SE SEMPRE DISTO. Embora tentem muito, as pessoas com DDA tem grande dificuldade em aceitar que a síndrome tem suas raízes na biologia e não na fraqueza de caráter.

13. Procure ajudar a outros com DDA. Você aprenderá muito sobre a condição, durante o processo, como também sentir-se-á bem em ajudar.

2. Administração de desempenho

14.  Estrutura externa. Estrutura é o selo de excelência do tratamento não farmacológico da criança com DDA. Ela pode ser igualmente útil para adultos. É tedioso de estabelecer, mas uma vez montada, a estrutura funciona como as paredes curvas de uma pista de trenó de gelo, que evita que o trenó escape para fora da pista. Faça uso freqüente de LISTAS, CODIFICAÇÃO COM CORES, LEMBRETES, AVISOS PARA SI PRÓPRIO, RITUAIS, ARQUIVOS, ETC.

15. Códigos de cores. Mencionado acima, os códigos de cores oferecem ênfase. Muitas pessoas com DDA têm uma orientação visual. Aproveite isso, fazendo com que tudo seja memorizável com cores, arquivos, memorandos, textos, agendas, etc. Qualquer coisa que esteja em preto e branco pode ficar mais fácil de recordar, de prender a atenção, com cores.

16.  Faça uma decoração alegre. Concordando com o item 15, tente fazer o seu ambiente tão enfeitado quanto queira, sem passar do ponto.

17. Prepare o seu ambiente de trabalho e atividades no sentido de ser um prêmio, não um murchador. Para entender o que seja um ambiente murchador, o que todo adulto precisa fazer é lembrar de novo da sua escola. Agora que você tem a liberdade de adulto, tente ajeitar as coisas de modo que você não seja constantemente relembrado de suas limitações.

18. Reconheça e prepare-se o inevitável fracasso de uma certa porcentagem X de projetos iniciados, novos relacionamentos, e obrigações a cumprir.

19. Aceite desafios. O pessoal com DDA cresce tendo muitos desafios. Desde que você saiba que nem todos eles vão se desenvolver, e desde que você não tente ser tão perfeccionista e exigente, você conseguirá concluir muitas coisas e não terá problemas.

20. Estabeleça DATAS DE CONCLUSÃO.

21.  Fracione grandes tarefas em suas partes pequenas. Estabeleça DATAS DE CONCLUSÃO para essas partes pequenas. Então, como mágica, a grande tarefa estará concluída. Este é um dos mais simples e mais poderosos entre os dispositivos de estruturação. Com freqüência, uma tarefa grande parecerá um grande transtorno para as pessoas com DDA. O simples pensamento de tentar executar a tarefa faz com que o indivíduo desista. Por outro lado, se a tarefa grande é quebrada em partes pequenas, cada componente parecerá bem administrável.

22.  Estabeleça prioridades. Evite procrastinar. Quando as coisas ficam tumultuadas, o adulto com DDA perde a perspectiva: pagar um estacionamento pode parecer tão urgente como apagar o fogo que começou numa cesta de papéis. Priorize. Dê uma respirada profunda. Primeiro, as primeiras coisas. A procrastinação é uma das marcas registradas do adulto com DDA. Você precisa mesmo disciplinar-se a controlar e evitar esse problema.

23. Aceite o medo de coisas que estão indo bem. Aceite a irritação quando as coisas estão muito fáceis, quanto não existe conflito. Não complique as coisas para torná-las mais estimulantes.

24. Observe como e quando você trabalha melhor: em um ambiente barulhento, num trem, enrolado em três cobertores, escutando música, ou o que seja. Crianças e adultos com DDA podem conseguir o melhor deles próprios sob condições bastante incomuns. Permita-se trabalhar sob as condições que lhe pareçam melhores para você.

25.  Saiba que está certo fazer duas coisas de uma vez: converse e tricote, ou obtenha suas melhores idéias enquanto está no chuveiro, ou faça jogging enquanto planeja uma reunião de negócios. Em geral, pessoas com DDA necessitam estar fazendo várias coisas de uma vez, a fim de ter algo realizado, enfim.

26. Faça aquilo em que você é melhor. De novo, se parece fácil, está certo. Não existe nenhuma regra que diga que você só pode fazer aquilo em que você não é bom.

27. Deixe um tempo livre entre os compromissos para por seus pensamentos em ordem. As transições são muito difíceis para os portadores de DDA. As mini-pausas podem ajudar nas transições.

28. Mantenha um caderno de anotações no carro, perto da sua cama, e no seu bolso ou jaqueta. Você nunca sabe quando uma boa ideia vai chegar, ou que você vai relembrar de alguma coisa.

29.  Leia sempre com uma caneta à mão, não apenas para fazer anotações nas margens ou para sublinhar, mas para a inevitável cascata de outros pensamentos que vão lhe ocorrer.


3. Administração do seu estado de espírito, seu humor.

30. Tenha um tempo estruturado para parar de funcionar. Separe algum tempo da semana para deixar correr solto, para fazer qualquer coisas que desejar: - estourar os tímpanos com música alta, ir à corrida de cavalos, dar uma festa escolha algum tipo de atividade, de tempos em tempos, onde você possa soltar-se, de modo seguro.

31. Recarregue suas baterias. Relacionado ao item 30, a maior parte dos adultos com DDA necessitam, diariamente, de algum tempo para gastar, perder, desperdiçar, sem se sentirem culpados. Uma forma livre de culpa para conceitualizar isto é chamar este tempo de tempo para recarregar as baterias. Tire uma soneca, veja TV, medite. Algo calmo, repousante, à vontade.

32. Escolha adesões boas, como fazer exercícios. Muitos adultos com DDA têm uma personalidade compulsiva para adesão, de modo que estão sempre envolvidos com algo novo. Tente fazer isto com coisas positivas.

33.  Compreenda como são as mudanças de humor e as formas de as administrar. Saiba que o seu humor vai mudar você queira ou não, independente do que esteja acontecendo lá fora. Não perca seu tempo esmiuçando os motivos ou procurando alguém para por a culpa. Em vez disto, focalize em aprender a tolerar o mau humor, sabendo que ele vai passar, e a aprender estratégias para fazer com que ele passe mais rápido. Mude de cenário, ou seja, envolva-se com outra atividade nova (de preferência, interativa) como conversar com um amigo ou jogar tênis ou ler um livro, ajudará.

34.  Relacionado ao item 33, reconheça o ciclo adiante, que ocorre comumente com adultos com DDA:
Alguma coisa assusta o seu sistema psicológico, uma mudança ou transição, um desapontamento, ou mesmo um sucesso. O fator desencadeante pode ser bem comum. Este assustador é seguido por um pequeno pânico, com uma súbida perda de perspectiva, o mundo vai ficando de pernas para o ar. Você tenta lidar com este pânico, caindo num estado de obssessividade e de ficar ruminando sobre um ou outro aspecto da situação. Isto pode durar por horas, dias, e até meses.

35.  Planeje cenários alternativos para lidar com os inevitáveis blá-bla-blás. Ligue para algum amigo (tenha uma lista). Veja um vídeo que sempre te deixa animado e tira sua mente da rotina. Tenha como fazer exercícios físicos na hora. Um saco para dar socos ou um travesseiro à mão, se houver muita raiva guardada. Ensaie algumas conversas que você pode ter consigo mesmo, do tipo: Você já esteve aqui antes. Estes são os momentos de depressão do DDA. Eles vão passar logo. Você está bem.

36. Prepare-se para a depressão que vem depois de obter sucesso. As pessoas com DDA, reclamam de sentir-se deprimidos, paradoxalmente, após um grande sucesso. Isto é porque o alto estímulo da caça ou o desafio da preparação já acabou. O jogo já acabou. Ganhou ou perdeu. O adulto com DDA sem falta do conflito, do desafio, do alto estímulo e fica deprimido.

37. Aprenda símbolos, slogans, ditados e palavras abreviadas para etiquetar pequenos escorregões, erros, ou variações de humor, colocando-os em perspectiva. Quando você entra à esquerda, em vez de entrar à direita, e por isto obriga sua família a sofrer por 20 minutos, até conseguir retornar ao seu caminho, é melhor ser capaz de dizer: aqui vai o meu DDA de novo, do que ter uma luta de 6 horas com seu desejo inconsciente de sabotar a viagem inteira. Estas não são desculpas. Você ainda tem que ter responsabilidade pelas suas ações. É muito bom saber de onde vem suas ações e de onde elas não vem.

38. Use tempos de intervalo, como com as crianças. Quando você estiver preocupado ou super-estimulado, tire uma pausa. Saia. Acalme-se

39. Aprenda como advogar em causa própria. Adultos com DDA estão muito acostumados a serem criticados, que eles são desnecessariamente defensivos, levando o seu próprio caso de defesa adiante. Aprenda a abandonar a defensiva.

40. Evite um encerramento prematuro de um projeto, um conflito, um acordo, ou de uma conversa. Não desista tão cedo, mesmo que você esteja se coçando para fazê-lo.

41. Tente fazer com que o momento de sucesso dure e seja relembrado, tornando-se duradouro por muito tempo. Você precisa treinar a si mesmo, de modo consciente e deliberado, a fazer isto, porque sua tendência é de esquecer rapidamente.

42. Lembre que DDA em geral inclui uma tendência de excessiva focalização ou de hiper-focalização sobre um só assunto, de vez em quando. Esta hiper-focalização pode ser usada de modo construtivo ou destrutivo. Fique consciente do seu uso destrutivo: uma tendência de ficar obcecado ou ruminando sobre algum problema imaginário, sem ser capaz de deixá-lo ir embora.

43.  Exercite vigorosamente e de modo regular. Você deve agendar isto em sua vida e cumprir. Exercício é um dos melhores tratamentos para DDA. Ele ajuda descarregar o excesso de energia e de agressividade de forma positiva; permite uma redução de ruído mental; estimula o sistema hormonal e neuroquímico de modo terapêutico, e acalma o corpo. Quando você soma isto aos demais benefícios conhecidos do exercício, você pode ver quão importante é o exercício. Faça algo divertido, de modo que você possa continuar firme por toda a sua vida.

44. Faça uma boa escolha de um parceiro (a) significativo. É claro que isto é um bom conselho para qualquer pessoa. Mas é marcante como o adulto com DDA pode florescer e ou afundar-se, dependendo da escolha de companhia.

45. Aprenda a fazer piadas de si mesmo quanto aos vários sintomas, do esquecimento à tendência de ficar perdido, ou de não ter tato e sutileza ou de ser impulsivo. Se você pode ficar relaxado sobre os problemas e ter senso de humor, os outros vão perdoá-lo muito mais.

46. Agende atividades com amigos. Respeite estes agendamentos com fidelidade. É crucial para você ficar conectado com outras pessoas.

47. Procure e junte-se a grupos onde você seja apreciado, querido, compreendido e alegrado.

48. O contrário do item 47. Não fique muito tempo onde você não seja compreendido ou apreciado.

49.  Faça elogios. Observe outras pessoas. Em geral, aprenda a ter treino social com seu aconselhador.

50. Estabeleça DATAS DE CUMPRIMENTO de atividades sociais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário