domingo, 26 de maio de 2013

O tratamento ideal do tdah

O blog TDAH -DOURADOS postou um artigo sobre o risco dos tratamento dos portadores de tdah por profissionais que tentam transformá-los em neurotípicos, ou seja, em pessoas sem as dificuldades trazidas pelo tdah.
A crítica é feita pelo fato de ser impossível transformar um tdah numa pessoa igual a que não tem tdah; mas é possível transformar um portador de tdah numa pessoa que foque nas suas facilidades e qualidades ao invés de se concentrar nas dificuldades.
Hoje mesmo respondi um comentário falando justamente isso:
"Oi Larissa! É bom sabermos que não estamos sozinhos né?
Quando comecei a me tratar também me fortaleceu muito ler blogs de pessoas que enfrentam as mesmas experiências (depois de uma olhadinha nos que eu sigo que vão te ajudar bastante).
É muito importante nos identificarmos e aprendermos juntos. Cada um tem sua trajetória de vida, mas as dificuldades são quase sempre as mesmas e ver como os outros lidam com elas é muito bom.
A yoga para mim foi muito importante, me ajudou a ficar menos ansiosa. Mas, para mim não foi o suficiente, pois a intensidade do meus sintomas do tdah são muito altos e quando fui diagnosticada já tinha desenvolvido comorbidades e doenças ligadas a luta solitária de 30 anos contra tais sintomas (se vc ler a minha postagem de apresentação do blog vai entender). Sou muito desatenta e muito hiperativa, que beleza né kkkkkkk

Para mim, as consultas mensais com um psiquiatra excelente (que busca me alertar mais para o desenvolvimento de minhas habilidades que enfatizar minhas dificuldades e me faz perceber que minhas limitações só me impedem de ir tão rápido como meus pensamentos, mas não impedem que alcance meus objetivos) e com uma psicóloga também portadora de tdah que me desafia a lutar pelos meus sonhos no plano da realidade e não só nas minhas viagens diárias à lua kkkkk

Outro fator que me ajuda bastante é a luta diária pela extinção de meus pensamentos negativos, é impressionante como o hábito de pensar positivo traz benefícios concretos, o único problema é que nem sempre lembro de fazer isso kkkkkkk
Quanto a sua opção em não tomar medicamentos é um coisa pessoal, eu por exemplo não quero tomar ritalina pelo resto da minha vida e segundo meu psiquiatra esse não é o objetivo. A finalidade de tomá-la é reorganizar o pensamento e prestar atenção (se possível kkkkk) em como seu cérebro faz quando está mais focado, para depois isso se tornar um hábito consciente que a libertará dos remédios. Para mim tem ajudado bastante, mas se não quiser tomar não há problema algum, mas é importante fazer uma terapia cognitivo comportamental para aprender como lidar com os sintomas do tdah sem sofrer tanto.
Enfim, acho que falei demais né! Eita impulsividade kkkkkkk
Estarei aqui para o que precisar!
Prazer em conhecê-la e sinta-se a vontade para compartilhar suas experiências no blog.
Bjão.
Aline."

Para lerem o texto cliquem no link a seguir:TDAH - DOURADOS: 283- TDAH e o Sistema Nervoso Motivado - Parte 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário