terça-feira, 9 de julho de 2013

Direito dos portadores de tdah à igualdade real

"...temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades". Boaventura de Sousa Santos

Nós portadores de tdah e dpac temos direito de ser diferentes e, essa diversidade não pode causar nossa exclusão social.
Por isso, entendo que nossa principal luta é pelo reconhecimento da diversidade, pois o mundo moderno homogeneizou as pessoas e culturas de tal forma que ser diferente implica na sua exclusão.
E isso não pode continuar a ser aceito.
Todas pessoas têm habilidades e dificuldades, mas a forma que nossas capacidades são desenvolvidas são diferentes das pessoas que não tem tdah ou dpac.
Portanto, nossa luta não tem que ser para sermos iguais e nos enquadrarmos em algo que não nos cabe, mas sim pelo direito de ter oportunidade de desenvolvermos nossas habilidades como qualquer pessoa.
Esse é o maior problema da sociedade atual, a tendência em padronizar tudo.
Como alguém que tem várias ideias ao mesmo tempo poderá se encaixar num mundo em que só uma resposta é tida como correta?



Obs.: Imagem retirada da página da ABDA no facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário