sábado, 20 de setembro de 2014

TDAH entre o anjo e o capetinha

Por mais contraditório que pareça, meu trabalho e estudos exigem muita concentração e, por isso, constantemente me vejo naquelas cenas cômicas com um anjinho e um capetinha aos "pés dos meus ouvidos".
O problema é que a força do mal tem argumentos elaborados por acusadores com currículos invejáveis, reforçados por alguns professores enganados pelo sistema industrial moderno de ensino.
Este pessoal faz questão de me lembrar que tenho que me enquadrar no modelo deles e que não posso ser como sou. Resultado: fico em prantos toda vez que tenho que fazer algum trabalho extremamente desgastante, esses capetinhas ficam gritando: você sabe que vai ficar esgotada, porque vai fazer?  Você é incapaz, preguiçosa e nunca termina as coisas na data que planeja, mesmo que comece com antecedência, então porque não desiste logo? Você sabe que poderia fazer melhor do que realmente produz, então porque ainda insiste em entregar esta droga?
Já a turma do bem é composta por argumentos provenientes de ensinamentos verdadeiramente religiosos que aprendi com pessoas iluminadas, que aumentam minha autoestima, trazem tranquilidade e paz. Mas, nem preciso dizer que este número de pessoas é bem menor né kkkk
Quando esses anjos ganham minha atenção é maravilhoso! A vida se transforma, tudo passa fluir, até quando as coisas não dão certo dá pra se notar alguma leveza...
Ahhhh, como é bom, quando a gente consegue deixar os pensamentos positivos ganharem nossos ouvidos e mente!
Estudar e trabalhar também fica menos torturante, não menos difícil, porque para quem tem TDAH depender da concentração para viver sempre será um desfio e tanto!
Enfim, a gente simplesmente aceita ser, sem pudor, medo, vergonha ou até admiração: humano.
Por isso, quero muito quebrar o padrão de anos ouvindo o esquadrão do negativismo e sei que tenho tudo, para conseguir, porque na minha infância e adolescência era ingênua e influenciada por aquela turma. Mas, agora, com 33 anos de idade sou plenamente responsável por minhas escolhas e decisões, assim como as idéias que deixo entrar ou não em minha vida.
Portanto, anjinhos, gritem por favor! Kkkk

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Viver com TDAH é...

O significado do tdah pra mim é um só: GUERRA!
Na minha vida tive que tomar uma decisão muito cedo: deixar os outros rirem de mim ou rir de mim primeiro!
Essa é a vida de um tdah, sem glamour, sem facilidades e sem atalhos.
Nossos caminhos são mais longos, mais tortuosos, mais profundos e com muitas armadilhas.
Contudo, nele também, há muitas distrações, borboletas, passarinhos, perdemos a direção, a placa, o mapa, por mera desatenção ou deslumbramento com a luz do sol e com a força da formiga que carrega uma folha bem maior que seu corpo.
É sou assim, me desvio muito do meus propósitos, ora por coisas belas, ora nem tanto, o fato é que quase não consigo controlar isto, e isto é ser tdah.
Por vezes corro demais quando sequer precisava caminhar e esgoto minhas energias, não restando nada para a jornada do dia seguinte. Isto é ser hiperativa!
Não é fácil, não é belo, mas não sei ser outra coisa e não quero ser, só quero poder ser do meu jeito, no meu tempo é pedir demais?

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Por que as pessoas teimam em inventar mentiras sobre o TDAH?

Não sei qual é a finalidade, mas fico me perguntando o motivo de tanta falta do que fazer das pessoas que criam tantas inverdades sobre o TDAH.
O pior é que tem gente que até cria ou propaga dados sem sequer conferir a autenticidade da notícia.
Uma delas, que tenho quase certeza que todos já leram é de que na França não existe TDAH! Toda vez que leio isso penso: como assim? Devia ter nascido lá então kkkkk
Brincadeiras a parte, sempre fiquei intrigada, mas não sabia como checar a veracidade da informação...
Contudo, há alguns meses, por conta da minha pesquisa do mestrado exigir a busca em sites estrangeiros, meu brilhante marido me ensinou a navegar além dos "mares da Terra Brasilis". Foi assim que encontrei, em sites franceses, a GRANDE REVELAÇÃO: OS FRANCESES TAMBÉM TÊM TDAH!!!
Ai pensei: que pena! Já estava planejando o nascimento dos meus filhos na França! Acabaram-se minhas chances deles não terem TDAH kkkkk
Falando sério, como pode as pessoas se darem o trabalho de propagarem este tipo de desinformação! Como se nossas vidas já não fossem difíceis o bastante!
Ter que derrubar e quebrar estas barreiras do preconceito e esteriótipos cansam!
Bom, para que não restem mais dúvidas, vou colocar o link de alguns sites franceses abaixo (na forma traduzida pelo google, para facilitar):

Preditores de infância de transtorno de déficit de atenção / hiperatividade adulto: resultados do Inquérito de Saúde Iniciativa Organização Mundial Mundial da Saúde Mental.


RITALINA: "NÓS PODEMOS FAZER ESSAS CRIANÇAS QUE SOFREM TORNAM-SE ADULTOS BEM SUCEDIDOS"

Transtornos de Déficit: causas, sintomas e tratamentos


Associação de TDAH da França

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

O TDAH e ciranda das postergações

É impressionante como algo na minha vida sempre tem que ser deixado de lado.  Se consigo cumprir meus compromissos do trabalho, minha casa fica de "pernas para o ar". Mas, se dou uma relaxada e diminuo o ritmo, consigo até achar pique para cozinhar.
A vida do TDAH é feita destas cirandas de postergações, ela só muda o enfoque: ora é na profissão, outra na vida social ou nos relaciomentos afetivos...
Lógico, que a vida de ninguém é perfeita tendo ou não TDAH, mas só quem tem pode entender a profundidade e intensidade da situação.
Vou tentar exemplificar: para quem tem TDAH organizar um cômodo da casa é tão cansativo quanto resolver um problema de matemática, porque quando a gente pega um objeto lembramos de algo (estímulo interno) e esquecemos aonde íamos guarda-lo ou então algum barulho nos distrai (estímulo externo), e quando vemos gastamos 4 vezes mais do tempo previsto... ai a energia que sobrou acaba de vez com a frustração que surge junto com o desespero de, mais uma vez, não ter conseguido, terminar de arrumar este bendito quarto... Hhhhhhhaaaaaaakkkkk
É, lá vou eu postergar mais uma coisa: este blog, porque ultimamente, como minha casa está "de pernas para o ar", minha dissertação está super atrasada, é claro que a única coisa que não estou adiando é meu trabalho, ainda kkkk brincadeira kkkk

terça-feira, 3 de junho de 2014

A arte da paciência, um exercício necessário para os portadores de TDAH e DPAC


É impressionante como o dia do portador de tdah, apesar de igual, é sempre surpreendente.

Vivemos como se tudo fosse inédito, com a eterna sensação de estréia... pelo menos comigo é assim.
Vivo com o frio na barriga, principalmente nas situações que exigem uma concentração e autocontrole... é engraçado como a técnica que usei, no dia anterior, para me desvencilhar deste temor   nunca vem em  minha mente de imediato...
Demoro a perceber que, NOVAMENTE, minhas emoções e pensamentos negativos automáticos estão me colocando em apuros...
E por isso, tenho treinado minha mente a emitir pensamentos automáticos POSITIVOS. O engraçado é que funciona, mas ele também vai embora muito rápido se não tento vivenciar o que repito internamente.
Como é difícil mudar uma mente de 33 anos acostumada a se inferiorizar e supervalorizar os demais.
A boa notícia é que a luta vem sendo travada constantemente, mas a guerra está longe de terminar. Afinal, sem quedas não há crescimento.
Por outro lado, será que a gente tem que cair tanto?
Será que nossa vida tem que ser essa eterna luta desproporcional?
Por que levantar a bandeira pelo tratamento dos portadores de TDAH e DPAC em conformidade com as suas limitações é tão angustiante e aterrorizante?
Devo ser sincera que tenho muito medo da reação ignorante das pessoas...
Fiquei fortemente horrorizada com a declaração do Senador Cristovam Buarque, logo ele que defende tanto o direito à educação! Até onde eu sei a educação é direito de todos, com ou sem tdah!
Assim, a disponibilização de instrumentos garantidores ao nosso acesso e permanência nas instituições de ensino, está totalmente relacionado com a concretização do princípio da igualdade real na seara da educação!
Quanta falta de informação!
Isto me assusta, porque vejo que nossa luta pela conquista de direitos tão básicos como a educação será mais árdua que imaginava. Essa enxorrada de desinformações cria uma polêmica desnecessária e preconceituosa que promove e estimula a recriminação dos portadores de tdah que fazem uso da migalha do direito que já foi alcançado, tal como o de ter mais uma hora de prova.
Ora, o tdah não nasce em razão da educação básica deficitária, ele existe ainda que o ensino seja de qualidade.
Tratar uma adequação a igualdade de oportunidades como privilégio e não direito é compreensível, no caso de leigos, mas em se tratando de um Senador (guardião da Constituição e das normas) é um absurdo e uma afronta ao caráter e a dignidade dos portadores de tdah. Aduzir, ainda que implicitamente, que os que fazem uso desse direito são oportunistas é lamentável!
Enfim, como eu disse no começo do texto, nossos dias serão de eternas lutas e constantes surpresas com as nossas emoções por fatos que, infelizmente, se repetem todos os dias!
Segue abaixo a entrevista do citado Senador no programa Voz do Brasil:

http://www.senado.gov.br/noticias/Radio/programaConteudoPadrao.asp?COD_TIPO_PROGRAMA=1&COD_AUDIO=574111