quinta-feira, 13 de março de 2014

Adaptação da forma de acesso à universidade para portadores de TDAH - matéria retirada do blog TDAH EN ADULTOS

Encontrei um post muito interessante sobre a adaptação da forma de acesso à universidade para os portadores de TDAH.
No Brasil, até onde sei não há nada parecido, mas fiquei contente porque estou pesquisando políticas públicas de reconhecimento dos transtornos de aprendizagem no ensino superior. Traduzindo, minha dissertação vai tratar sobre quais mecanismos, o Governo Federal, Estadual e Municipal, deve adotar para realizar a inclusão real dos portadores de transtornos de aprendizagem (tdah, dislexia, dpac etc). E este post servirá de parâmetro.
Quem souber de mais algum método de inclusão aplicado no ensino superior e, quiser compartilhar comigo, agradeço.
Então segue abaixo o post traduzido (retirado do blog TDAH en adultos - www.tdahenadultos.blogspot.com.br):

Adaptação admissão universitária em pacientes com TDAH

Copiei texto publicado no blog, ARPANIH pelo TDA para a adaptação no acesso de teste para os alunos da faculdade com TDAH no PAU alunos afetados por Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é difícil de ser afectar o desenvolvimento do PAU, vestibular para a Universidade. Arrastando o seu transtorno de déficit em sua capacidade de atenção, são facilmente distraídos, não comparecer aos detalhes e responder impulsivamente. Muitas vezes tem dificuldade com tempo para organizar e planejar seu discurso é muitas vezes confuso e tem poucas habilidades narrativas escritas, em suma têm dificuldade em explicar o que eles conhecem bem. Especialistas dizem que muitos desses problemas são devido a dificuldades na memória de trabalho, a baixa compreensão de leitura, dificuldade de estruturar o texto escrito, alternativas shuffle, priorizar, planejar e organizar, analisar e julgar os resultados, detectar erros, etc. Assim, o TDAH afeta o desempenho de modo que o aluno tem dificuldade em trabalhar com o que eles sabem e não se esqueça que você sabe. Algumas regiões, como Barcelona, ​​Murcia e medidas de adaptação Baleares aplicado à UPA, por alguns anos. Em La Rioja estudantes diagnosticados com TDAH, que também pode pedir a adaptação do exame de admissão à Universidade (PAU), embora a medida não está incluído no Protocolo de Intervenção Educativa com alunos com TDAH La Rioja, em outubro , 2012. Procedimento para a adaptação: Como é que eu faço isso? Poucos meses antes de aplicar para Seletividade de inscrição para o aluno, a escola, deve aplicar-se o parceiro da universidade, a adaptação do teste. Desde relatórios universitários ou pedir os documentos necessários para julgar o caso, a escola deve solicitar o ajuste que acompanha o pedido de um relatório do conselheiro explicando os ajustes necessários para o aluno. Para fazer ajustes no PAU, sempre vai pensar nas pessoas com mobilidade, deficiência auditiva ou visual, não na escola com TDAH. Adaptações do teste depende de pedido da família, mas é o centro que tem que dar as informações de suas necessidades, de acordo com as necessidades acadêmicas de observar o aluno. Que adaptações são mais freqüentemente? Na maioria das vezes, as adaptações são mais tempo para a conclusão dos testes e da localização do aluno em uma área de sala de aula livre de distrações. Ao iniciar o processo de petição? A partir de março os pais devem fazer o pedido alorientador centro e expressar o desejo de que seu filho está fazendo uso desta adaptação para começar a preparar a documentação.A Comissão Organizadora para a UPA se reúne para aprovar o Conselho de Examinadores e começa a considerar os pedidos. Em princípio, os pedidos com base adaptação e apresentadas em tempo, geralmente são aprovados sem problema na nossa comunidade.As medidas de adaptação para PAU aplicado geralmente não correspondem ao que os especialistas consideram desejável, não é suficiente ainda, mas eles têm sido a evolução da situação de alguns anos atrás. Além do acima para os alunos com adaptações de TDAH seria aconselhável: salas de aula menores, que iria fornecer um ambiente mais adequado.Distribuição diferente dos testes. Os especialistas recomendam que os alunos com TDAH pode combinar os testes de acordo com as suas dificuldades. Estilo diferente de avaliação, é necessário incluir perguntas abertas com respostas de múltipla escolha, que impeçam o aluno tem de fazer um esforço excessivo narrativa. Corrigindo Exercícios por um distúrbio profissional conhecedor, peculiaridades linguísticas e impactos desses alunos. Isso permitiria que a correção poderia distinguir se eles estão a um aluno com TDAH que não têm as habilidades certas, ou com uma que tem se esforçado para provar que você sabe.Estas adaptações garantir de forma mais eficaz que os estudantes afetados não sofrem o impacto negativo gerado pela sua desordem no teste irá permitir-lhes para entrar na universidade. Para responder à sua pergunta em La Rioja: Universidades e Serviço de Pesquisa. Concierge da Educação, Cultura e Turismo do Governo de La Rioja. Marqués de Murrieta 76 Logroño. La Rioja. Telefone: 941 29 nov 44




http://tdahenadultos.blogspot.com.br/2014/03/adaptacion-acceso-la-universidad-en.html

segunda-feira, 3 de março de 2014

A velha sina do portador de TDAH predominantemente desatento e hiperativo

Sou tão tdah que facilmente me esqueço que tenho TDAH...
Não há um santo dia que não tenha que ignorar o cansaço mental e físico que a luta contra o tdah e dpac causam...
Como me aceitar e melhorar minha autoestima se esqueço que tenho TDAH e DPAC?
Como não me frustrar com tantos lapsos e com uma cabeça que parece ser um computador antigo que, quando não trava, fica cada vez mais lento?
Começo a pensar que o TDAH e o DPAC me trouxeram e trazem prejuízos maiores que imaginava...
Ou será a falta de sono reparador?
Não sei vocês, mas às vezes me assusto com a lentidão do meu cérebro em alguns dias...
Mas, logo logo me distraio e esqueço que estava exausta e que tenho TDAH e DPAC e reinício esse círculo vicioso de desatenção, superação e exaustão...

sábado, 1 de fevereiro de 2014

TDAH e DPAC: e a dificuldade em explicarr o q se sabe

Esse vídeo retrata bem o q é não saber explicar o q se sabe...
Odeio isso, não conseguir transmitir o q está em algum lugar dentro da bagunça do meu cérebro...


terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Libertando-se do peso de ter TDAH e DPAC!

Encontrei outra música que diz tudo sobre a vida de quem carrega um enorme peso nas costas, como nos portadores de tdah e dpac.
Quero dizer que o meu diminuiu muito após a criação deste blog, pois compartilhar meus maiores segredos e angústias com vocês é libertador!
Então, libertem-se, libertem-se!
Vejam o vídeo da música da Florence + The machine: Shake it out
http://youtu.be/XpMoqEv7zAs

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Feliz ano "novo"? Será?

Mais um ano se passou...
Erros foram repetidos e continuarão a ser, então o quê há de novo? Poderá ser a forma de olhá-los? Acredito que sim.
Nesses três anos de descoberta de ter tdah aprendi muito: percebi que minha vida nunca deixará de ser uma eterna luta mental, entre o que queria ser e o que posso ser.  Por isso, vou lançar algumas metas:
Primeira: Aceitar como funciono será sempre um desafio para mim e para os outros.
Segunda: Permitir ter meu tempo e jeito de fazer as coisas, ser indiferente ao julgamento desleal interno e externo...
Terceiro: tentar calar ou canalizar a enxurrada de pensamentos para evitar estar sempre rescrevendo por não estar atenta.
Quarto: fazer o que eu me propus fazer... Quer saber chega!
Ia escrever um post sobre a minha dificuldade de ver aonde vou chegar antes de começar a escrever, mas já vi que é impossível!
Meu cérebro parece um computador lento e quando tenho que abrir meu word para escrever não dou de cara com uma folha em branco, mas sim com uma cheia de informações misturadas e desconectadas.  Levo um tempão até tentar dar um pouco de coesão ao texto e, quando parece que vou conseguir, sem perceber, abro um outro texto mais confuso ainda que deveria ter conexão com o anterior (mas não tem) e passo horas lendo algo que não terá utilidade alguma para terminar o que me  propus a fazer... aff! Cansa!
E ainda tem pessoas que tem coragem de dizer que o tdah não existe ou que eu não tenho! Que vontade de socar essas pessoas! Realmente, depois de ver só o resultado da maratona mental, sem presenciar o início e o meio, fica difícil ver alguma hiperatividade mental!
Estou me torturando há uma semana porque não consigo sentar na frente do computador e terminar o que já está armazenado nos meus arquivos lentos do meu pc interno! Juntar as informações ou melhor,  separá-las das inúteis que as acompanham me traz um sensação de repulsa pelo que tenho que fazer; afinal sei o quanto desgastante isso é! Odeio ter que arrumar meus pensamentos, principalmente por não saber em que lugar colocá-los!
É, nota-se que minhas energias sempre serão gastas em grande parte só para organizar: coisas, pensamentos, ações, informações e emoções!
Então amigo tdah, feliz ano novo repleto de coisas velhas, mas cheio de um novo olhar a elas!