quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O "que" (quem) você vai ser quando crescer?

Todo mundo já ouviu a velha pergunta: o "que" você vai ser quando crescer? E neste momento sempre pensamos em algo grandioso... (exceto Chico Xavier que respondia ser feliz)
Mas o que ninguém reparou é que a pergunta correta é QUEM VOCÊ É? Isso porque o conhecimento de suas qualidades e desejos é que lhe apontarão QUEM você SERÁ.
Acho que precisamos repensar numa nova pergunta para nossas crianças. Acredito que todos temos um talento especial.
Devemos ouvir mais que falar; notar mais que apontar; variar mais padronizar; incluir mais que excluir....
É evidente que uma pergunta dirigida a uma pessoa não poderia começar com O QUE e sim QUEM, pois não somos coisas.
O duro é perceber isso só agora (com praticamente 32 anos), mas como diz a sabedoria popular: antes tarde que nunca!
Hoje tento ver quem sou, mais ainda carrego muitos vícios que deturpam minha verdadeira identidade. Dá pra entender? Aprendi a dar mais valor em reduzir minhas fraquezas que potencializar minhas habilidades... resultado: meu eu foi esquecido para não me tornar"quem" não queria ser: burra, preguiçosa e desatenta - resumindo: tdah.
Nos últimos 10 anos lutei contra mim mesma e joguei todas fichas nisso, e, ver agora que essa batalha foi causada por não focar na pergunta correta (quem eu sou) é muito frustrante. E por isso tem sido tão dificil aceitar o tdah, como deixar de lado a mania de tentar mudar os sintomas do tdah? Fiz isso por mais de uma década, sem saber que tinha tdah.
E agora? Será que conseguirei utilizar meu hiperfoco para potencializar as qualidades dos portadores de tdah e dpac?
Não sei, só tenho a certeza de que, durante todo esse tempo, após ter adquirido e perdido algumas  habilidades, vou ter que fazer as contas e ver em qual resultado chegarei... o pior é que odeio fazer contas kkkkkkkkk

2 comentários:

  1. Parabéns Aline!
    Muito bonito e sensível esse texto.
    Uma pergunta que faz toda a diferença: o que ou quem.
    Muito legal.
    Força sempre
    Alexandre

    ResponderExcluir