domingo, 20 de janeiro de 2013

O tratamento do tdah/dpac : um dia de cada vez

Um dia de cada vez...
Apesar do tdah e dpac não serem um vício, penso que devem ser enfrentado, por nós portadores, como se fossem.
Isso porque nossa luta não acaba e deve ser travada dia após dia. Devemos ter a consciência de que todo dia ele estará ali para tentar nos distrair.
Por isso, todo dia, tento lembrar que não poderei mudar o fato de que eles fazem parte da minha vida. Mas, por outro lado, poderei alterar os sentimentos que surgem desse fato. 
Então, para mim, aceitar ter tdah e dpac sem sentir culpa ou raiva por ter que fazer o dobro do esforço dos outros é o maior dos desafios.
É todo santo dia tenho que me lembrar dos quinze mandamentos dos portadores de tdah e dpac que criei:
1º Ame a si mesmo: comece o dia com músicas que lhe tragam alegria e paz e tome um banho ouvindo elas;
2º Lembre-se do que é importante na vida e não deixe a correria do dia lhe tirar o prazer de admirar as coisas simples da vida (a maioria dos tdahs amam a natureza e a simplicidade das coisas);
3º Não complique as coisas: se o problema não pode ser resolvido, resolvido está; e se ele pode ser solucionado não há problema;
4º Perdoe a si e os outros: evite se fazer de vítima ou de ré, pare com a mania de se culpar ou culpar os outros;
5º Errar é humano e por isso ser portadora de tdah e dpac lhe fazem mais humana ainda kkkkk (não consegui evitar a piada);
6º Não busque a vitória e nem tema o fracasso, apenas queira evoluir como pessoa;
7º Permita-se trabalhar menos: lembre que qualidade não é sinônimo de quantidade (lembre-se que suas 4 horas de serviço equivalem, no mínimo, a 8 horas de uma pessoa sem tdah e dpac); 
8º Deixe o amor ser o tema principal da sua vida: não abandone seus sonhos;
9º Não tente controlar tudo: você vai se distrair; esquecer de algo; perder o fio da miada nas conversas ou reuniões; derrubar e/ou quebrar algo;
10º Seus distúrbios não lhe fazem pior que ninguém, aceite-os e diminua seus prejuízos, sem se ferir e se sentir a pior das piores;
11º Aceite o fato de que suas deficiências são invisíveis: por isso irão confundi-las com fraqueza de espírito ou personalidade;
12º Você não controla o pensamento dos outros;
13º Separe uma hora do seu dia para comunicar consigo e com Deus;
14º Repita durante o dia, mentalmente, frases positivas que aumentem sua auto-estima:
sou capaz;
tenho saúde;
sou harmonia;
sou concentrada;
sou feliz;
se Deus é por mim ninguém é contra mim;
sou paz;  
15º Tenho direito de ser eu, mesmo que isso decepcione os outros.

9 comentários:

  1. Que maravilha desses mandamentos, Aline. O terceiro é ótimo e ri demais com o quinto. Vou tentar lembrar de voltar aqui e ler isso de vez em quando.

    ResponderExcluir
  2. Oi Vircttrule!
    Obrigada pela participação!
    O mais difícil para mim não foi achar táticas para superar o tdah, mas sim não sentir culpa quando não consigo colocá-las em prática.
    Hoje, por exemplo, não consegui distrair minha mente e voltar a dormir, resultado: estou acordada desde as 5:30.
    Faz parte né, um dia de cada vez kkkkkkkk
    Abraços.
    Aline.

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline, legal encontrar seu blog.

    Inclusive encontrei em um dos meus momentos de distração, que separei justamente para estudar.

    Meus pensamentos não param e já comecei até com quadro de ansiedade, as vezes tenho falta de ar, quando me deparo com situaçôes inesperadas e que fogem ao meu controle.

    Tal como você fiz o curso de direito, adiei por 1 ano e meio fazer a prova da OAB, com receio de não passar e frustrar os que estão ao meu redor.

    Eu fiz o ultimo exame e infelizmente por pouco não passei, o que me gerou muito sofrimento, cobrança interna enorme.

    Minha médica me prescreveu remédio para ansiedade, e aqui estou!

    Na luta!

    Sucesso pra você na caminhada!

    Um abraço





    ResponderExcluir
  4. Ah sim, você com certeza já percebeu, também sou diagnosticada com TDAH.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Obrigada por participar!
    Primeiramente gostaria de lhe dizer que, melhor que ninguém, entendo pelo que você está passando e, por isso, saiba que o simples fato de se formar em Direito já é uma ENORME VITÓRIA! PARABÉNS!
    Pare de pensar que não ter passado na OAB ainda lhe faz uma fracassada. Isso é MENTIRA! Saiba valorizar suas conquistas sem se diminuir.
    Olha, a maioria dos tdahs não consegue concluir a faculdade, não porque são burros, mas sim pelo fato de deixarem seus fantasmas e traumas ficarem maior q eles, não terem apoio moral, enfim por infinitas razões...
    A ansiedade que relatou é fruto do esforço em se manter atenta e concentrada, tb sofri muito com ela e cheguei até ser diagnosticada com TAG (transtorno de ansiedade generalizada).
    Então, o primeiro passo é tentar prestar atenção nos seus pensamentos e confrontá-los... por exemplo se sentir medo, pare e pense é tudo tão ruim assim, o que irá acontecer se eu não conseguir?
    Enfim, permita-se errar, sei q é fácil falar... eu por exemplo só consegui ter resultados pq não me permitia fraquejar e agora sofro as consequencias.
    Então, se me permite dar um conselho: tire toda pressão externa (não conte para ninguém q vai fazer a prova - e se alguém descobrir e a confrontar diga que quer se preservar - não há nada de errado nisso, vc só deve satisfações a si e não está prejudicando ninguém com isso) e interna (lembre-se das suas qualidades e foque nelas).
    Se quizer algumas dicas para fazer a prova é só falar.
    Estou torcendo por vc!
    Abraços.
    Aline

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline,

    Muito bom ler o que escreveu, me fez bem e me incentivou...preciso disso.

    Quer saber um pouquinho de mim?

    Tenho um problema grande que me acompanha que é o tal sentimento de culpa até pelo que eu não fiz.

    É estranho mas é a verdade, não gosto de frustrar ninguém, e sempre quero levar o mundo nas costas, como nunca consigo...por diversas vezes me sinto mal e triste.

    Eu descobri depois de adulta que sou tdah, desde criança sofria e me esforçava muito pra finalizar coisas simples para a maioria das pessoas.

    Em contra partida sempre tive a criatividade muito aguçada e, sou extremamente empolgada quando gosto de algo, ou quando vou contar um fato que considero interessante para as pessoas, infelizmente sou hiperativa.

    Isso pra mim é desgastante porque nos dias que não estou bem, ou não quero falar, nem me manifestar sobre nada, todos ao meu redor reclamam!
    As vezes me sinto como um bobo da corte até!kkk

    Tenho sempre milhões de projetos, só que não chego a desenvolve-los.

    O estranho Aline é que a medida que o tempo passa, me sinto mais ansiosa, e meus pensamentos a cada dia mais acelerados.
    Quando vou dormir, tento não pensar em nada, esvaziar a mente, pois basta um pensamento, para desencadear milhões e minha noite de sono ir embora.

    Como trabalho, separei a outra parte do dia disponível para estudar.
    Mas quem disse, Aline?

    Em algumas horas de estudo, depois de pensar em trilhões de coisas, rendo pouquíssimo!

    Se você quiser me passar algumas dicas, ficarei eternamente grata!

    Seria por email ou aqui nesse espaço mesmo?

    abraço

    Leide






    ResponderExcluir
  7. Oi Leide!
    Desculpe a enorme demora em responder...
    Como é difícil né?
    Tb sou hiperativa e tudo que vc relatou acontece comigo também. Há dias que supero tudo numa boa, outros por mais que tente, não sai nada, fico totalmente distraida. Isso ocorre toda quinta-feira e sexta...
    Af.
    Enfim, mas não estou aqui para lhe desanimar, pelo contrário!
    Então ai vai a primeira dica: tente identificar em quais disciplinas vc tem maior pontuação e foque nelas. Pelo menos comigo funcionava pq nas matérias como direito civil nunca acertava mais de 3 questões, em compensação acertava no mínimo 8 em constitucional e direito penal. Então foque na suas facilidades, pq se for igual a mim, tem coisa que não entra nem com reza brava kkkkkkkkk
    Há se preferir que lhe envie dicas por e-mail é só falar.
    Abraços.
    Aline

    ResponderExcluir
  8. Muito bem menina.
    Que toda força e sabedoria encontrada por vc alcance todos que estão vivendo a mesma coisa.
    Tenho uma filha que vive essa dura realidade e ainda estamos encontrando enormes dificuldades no colégio etc para que tenha seus direitos respeitados. Tudo isso diminui ainda mais a auto estima dela. Mas, estamos na luta e unidas venceremos e com suas palavras acho que ela terá valiosas orientações para seguir em frente.
    Sucesso pra vc e para todos na mesma condição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lúcia!
      Que lindas suas palavras, fico feliz em saber que de alguma forma ajudei vocês.
      Força para vocês e tente sempre lembrar sua filha das habilidades e qualidades dela, assim ela se sentirá mais forte para enfrentar seus obstáculos. Quando sabemos que, apesar de nossas limitações, somos bom em algo ajuda muito. Quando ela perceber que em algumas coisas ela tem mais facilidade que os outros se sentirá mais confiante e capaz.
      Boa sorte na luta!
      Se precisarem, contem comigo!
      Abraços,
      Aline.

      Excluir