sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Rir de si ou rir para si?

Todos sabem que rir é um santo remédio.
Mas, quando ele é só para evitar constrangimento, também faz bem?
Acho que não e, penso que a maioria dos portadores de tdah concordam comigo. Isso porque o que mais fazemos é rir da gente sem sorrir pra gente.
Tenho refletido muito sobre isso, uns dizem que é melhor rir que chorar e eu concordo plenamente com isso.
Contudo, pelo menos no meu caso, percebi que a piadinha criada para evitar maiores constrangimentos só tem graça para os outros.
É lógico que às vezes também me divirto com as situações embaraçosas que minha distração constante provoca, mas o fato é que não quero mais sorrir para me defender.
Porque esse sorriso não é real, e toda vez que ele aparece meu coração chora e minha mente me lembra que isso com certeza irá acontecer de novo...
Não foi fácil perceber que meu jeito desastrado e desligado não são culpa minha, mas sim da soma de um transtorno de défict de atenção e hiperatividade a um défict de processamento auditivo central.
Há 30 anos vinha pensando que eram traços de personalidade e tentei a todo custo mudá-los.
Mas, hoje vejo que são apenas sinais de uma mente hiperativa e de um ouvido que entende muita coisa errada (tipo velha surda da praça é nossa).
Ai surge a pergunta: porque rir de algo que não tem graça?
Porque rir de problemas que não foram tratados na infância por falta de informação?
Porque rir se ainda existem crianças que têm os mesmos déficts e não estão sendo tratadas?
Acho que o assunto é muito mais sério que uma simples tática defensiva dos tdahs e dpacs.
Rir é bom, mas fazê-lo só para não ficar com cara de tacho é triste... o pior é a mania de antecipar a risada antes da gargalhada alheia, como tentativa de rir junto e não ser só o motivo de piada...
Confesso ter um certo gosto em rir das situações difíceis da vida e de ser a palhaça da festa, mas também queria que nossas dificuldades nem sempre tivessem o mesmo destino: piada.
Mudar essa situação depende da seriedade que tratamos o problema. Então, mãos a obra tdahs, convoco todos a divulgarem em sua cidade algum texto sobre o tdahs.
Então, fica a sugestão, aceita quem quiser.

2 comentários:

  1. concordo cm vc ,é uma luta só quem tem sabe...afs

    ResponderExcluir
  2. É Paulo, acho que nossa defesa de transformar tudo em piada atrapalha a compreensão dos não portadores de tdah do que realmente significa ter tdah.
    E isso não pode acontecer. Levar a vida mais leve e com mais risadas, é ótimo; mas não podemos deixar de exigir respeito às nossas lutas diárias.
    Acho que todo tdah deveria receber mais aplausos por ser um guerreiro; que pelas gargalhadas que proporciona.
    Valeu pela participação.
    Abraços.
    Aline

    ResponderExcluir